Abtrans inaugura centro de treinamento

O shopping SP Market na zona Sul de São Paulo foi o local escolhido pela Abtrans – Academia Brasileira de Trânsito para abrigar a primeira unidade, com pista de treinamento de motociclistas, onde serão ministrados diversos cursos com objetivo de conscientizar motociclistas novatos e experientes, para minimizar os riscos de acidentes. “Toda a sociedade clama por uma redução no número de vítimas de trânsito, mas não dá mais para esperar uma solução por meio dos órgãos públicos, chegou a hora de a iniciativa privada fazer a sua parte”, afirma o diretor da empresa, Geraldo Tite Simões.

Recall de carros e motos

Harley CVO_Breakout
Harley CVO_Breakout

Os proprietários das motocicletas Harley-Davidson modelos Street Glide®, Ultra Limited, CVO™ Limited e CVO™ Breakout® fabricadas em 2013 e 2014, modelos 2014  devem verificar a necessidade de substituição do conjunto do pistão do cilindro mestre por outro com presilha de segurança. O problema pode causar engate involuntário da embreagem e consequente perda de controle da motocicleta. A iniciativa atinge 895 motocicletas em todo o território nacional.

Já entre os carros, a Honda chama donos de Accord 2003, CR-V 2012 e Civic 2012 a 2015 a comparecer à concessionária para verificar a necessidade de substituição do inflador do air bag.

Civic é o mais prejudicado
Civic é o mais prejudicado

Segundo a Honda, pode ocorrer a ruptura da estrutura do insuflador caso seja acionado em colisão frontal moderada ou severa, com possibilidade de projeção de fragmentos na região interna do veículo e, em casos remotos, incêndio. O defeito ainda pode causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes. Mais informações http://www.honda.com.br/recall/autos ou pelo telefone 0800-701-3432.

E, na BMW, o problema também é com air bag. A marca confirma a necessidade de ferificação em 3.843 unidades dos modelos da Série 3, fabricados entre setembro de 1999 e janeiro de 2006.

Segundo a BMW, há a possibilidade de infiltração de água na caixa do gerador de gás do air bag dianteiro do acompanhante e, caso isso ocorra, o airbag pode não abrir, ou abrir involuntariamente mesmo sem uma colisão, causando acidentes e danos físicos e materiais ao passageiro, condutor e terceiros. Veja abaixo a relação completa dos modelos que devem fazer o recall.

Confira a relação dos chassis de BMW Série 3 que participam do recall
MODELO DE ATÉ
320I CF31594 CF32067
CG50044 CG54278
FT76122 FT77736
KK47878 KK80577
323CI JH66983 JH68098
323I FM82477 FM86081
325CI JW20336 JW22125
325I FV85046 FV87493
FX01595 FX01663
JS50505 JS50982
JV00439 JV00445
KL37678 KL49918
328I EH74743 EH75998
JL95001 JL95602
330CI EH30480 EH36596
EW00294 EW01843
PJ60267 PJ62513
PK44137 PK46567
330I FZ00546 FZ11753
JT01477 JT47995
KM65618 KM68140
KN50086 KN52537
PD81142 PD82062
PE00010 PE02163

Palio Rua por R$ 33.080

Banco bordado: exclusivo
Banco bordado: exclusivo

O Fiat Palio é o carro nacional mais barato, com preço a partir de R$ 25.070. Mas, quem gosta de incrementar tem agora a opção da versão especial Rua, com itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rádio com entrada USB, quadro de instrumentos com conta-giros, limpador e lavador do vidro traseiro, maçanetas, minissaias laterais e retrovisores externos na cor do veículo, faróis com máscara negra, bordado exclusivo nos bancos dianteiros e Adesivo RUA nas portas dianteiras e adesivo da bandeira do Brasil nas colunas traseiras.

Desenvolvimento nacional

O Carina, da USP São Carlos: uso comercial em 15 anos
O Carina, da USP São Carlos: uso comercial em 15 anos

No final de setembro ocorreu em São Paulo o Congresso SAE BRASIL 2014, e como sempre uma interessante mostra de tecnologia, com as últimas tendências do setor automotivo. Nesta edição, apesar da crise, algumas boas surpresas, sendo as principais o veículo autoguiado Carina (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma), da USP São Carlos, o anúncio de uma nova fábrica de autopeças em alumínio da japonesa Aisin, os conceitos de conectividade da Bosch.

O Carina, da USP São Carlos, é uma versão brasileira do carro autônomo do Google, que noticiamos na edição de março deste ano (Próximo passo: conectividade). Assim como a experiência norte-americana, o veículo brasileiro é capaz de identificar obstáculos e elementos de sinalização por meio de câmeras, sistema de navegação GPS e dois radares a laser, ligados a dois computadores programados para executar as ações do motorista. Claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas segundo os idealizadores do projeto, a expectativa é que em 15 anos já seja possível o uso comercial da tecnologia.

Na mesma linha de raciocínio, a Bosch apresentou conceitos de conectividade como a comunicação entre veículos, que serve para alertar os demais motoristas sobre eventuais carros com problemas na pista, ou ainda o Valet Parking, sistema que encontra vagas e estaciona o carro sozinho, sem a presença do motorista. Excelente para estacionamento de shoppings e supermercados.

Investimentos
A notícia da japonesa Aisin tem caráter econômico, mas também tecnológico, pois a fabricante de autopeças decidiu que está na hora de os carros brasileiros serem equipados com componentes mais leves e sofisticados, assim promete para 2016 inaugurar uma nova planta de componentes em alumínio para motor, e, se houver demanda, itens de segurança, como o reforço de para-choque e crash-box de alumínio.

O uso do metal mais leve representa redução de peso e consequentemente menor consumo de combustível. No caso dos para-choques, as peças em alumínio proporcionam ainda menor custo de reparo em casos de colisão, uma vez que o metal absorve duas vezes mais a energia de impacto e oferece o dobro da resistência quando comparado ao aço.

Ponto fora da curva

Em 2005, Kleber Augusto decidiu que seria dono do próprio negócio e no dia 3 de setembro fundou a AK Auto Center, no bairro do Brooklin, em São Paulo (Rua Getúlio Soares da Rocha, 75 – 11.5687-3986).Deixou o emprego na Varga Serviços, onde era gerente técnico de qualidade, e junto do irmão, Ricardo Conrado, abriu a oficina. “Sempre trabalhei com carros e oficina mecânica”, afirma ao comentar que começou aos 13 anos. “É muito melhor ser o patrão”, diz.

Equipe AK Auto Center: Carlos, Ricardo, Antonio, Rosângela, Sandra, Kleber, Camila, Jorge, Marcos, Fábio, João, Dunga e Cacá
Equipe AK Auto Center: Carlos, Ricardo, Antonio, Rosângela, Sandra, Kleber, Camila, Jorge, Marcos, Fábio, João, Dunga e Cacá

Hoje, nove anos depois, a AK Auto Center é exemplo a ser seguido, pois vai muito além da tradicional manutenção automotiva. “Investimos em marketing, tanto digital quanto impresso, e também temos uma equipe focada na área comercial, responsável por trazer serviços para a oficina”, comenta Kleber.

O resultado desse investimento é claramente visível no dia a dia da oficina. Enquanto a grande maioria dos empresários do setor reclamou de falta de serviço durante o período de Copa do Mundo, nos meses de junho e julho, o pessoal da AK estava tranquilo. “Não foi excepcional, mas tivemos o movimento esperado”, diz.

Pátio cheio mesmo durante a Copa
Pátio cheio mesmo durante a Copa

Para chegar a esse resultado, Kleber explica que periodicamente distribui nas casas do bairro 20.000 panfletos promocionais, investe em anúncios no Google, e mantém o site e página no Facebook sempre atualizados. “Faço um mapeamento dos panfletos distribuídos, e quando atendemos um novo cliente por causa dele, localizo no mapa. Assim consigo medir o retorno do investimento por região e isso ajuda no desenvolvimento de novas campanhas”, diz.

Investimento em tecnologia com alinhador 3D
Investimento em tecnologia com alinhador 3D

Já em relação às mídias digitais, Kleber explica que investe mensalmente no Google para estar sempre entre os primeiros na busca. “Contamos com um profissional contratado especificamente para isso. De tempos em tempos, ele nos diz como estamos, e se precisar, aumentamos um pouco o valor para sempre estar entre os primeiros da lista”, diz.

Família
Ao contrário do que se imagina, a AK Auto Center é uma empresa familiar, onde cada um tem função específica e sabe o papel que desempenha, sem precisar de cobrança dos demais.

Kleber é o chefe de oficina, enquanto a esposa, Sandra Souza e a sócia Rosângela Nunes cuidam da área administrativa. O irmão, Ricardo, é responsável pelo departamento comercial, e a filha, Camila, pela recepção.

Além da família, a equipe da AK é formada por seis mecânicos (Jorge, Marcos, Fabio, João, Dunga e Cacá), um consultor técnico (Antônio), e um motorista (Carlos).

Os lançamentos da Intermot 2014

Por Marcel Mano

Um dos principais salões de motocicletas do mundo o Intermot, abriu as portas ao público de 2 a 5 de outubro, na cidade de Colônia, Alemanha. Em sua edição 2014 completando 50 anos de existência, reunindo as indústrias europeias e a massiva presença da indústria nipônica das duas rodas. Isso somado a uma pequena recuperação do mercado europeu no segmento – pós-crise econômica, faz com que concentre uma série de novos modelos, lançamentos e atualizações pelas marcas de motocicletas, e ainda bicicletas, e motociclos elétricos. Nessa edição, você vai conhecer em primeira mão sete das motocicletas mais representativas de toda indústria mundial.

intermot-bmwBMW S1000RR
Lançada há cinco anos a S1000RR passou por uma atualização com sutis mudanças estéticas, mas ganhou seis cavalos – superando agora os 200 cv, com alterações no cabeçote, conjunto de admissão e escape e redimensionamento da caixa de ar. Perdeu quase três quilos em razão do novo escapamento e bateria. Ganhou ainda novas rodas, distância entreeixos e braço oscilante. Opcionalmente pode ser agregado o pacote DDC – Suspensão semiativa, adotada em sua irmã HP4.

intermot-dicattiDucati Scrambler
O modelo é uma leitura atual do padrão que fez sucesso nos anos 60. São três versões – Enduro Urban, Full Throttle e Classic – cada um oferecendo o seu próprio estilo e interpretação do espírito Scrambler. Trazem braço oscilante em alumínio, tanque de combustível em forma de gota, guidão aberto e assento longo combinados com componentes de última geração, tais como instrumentos de iluminação dianteira e traseira em LED e LCD.

intermot-hondaHonda VFR800X Crossrunner
Modelo considerado tourer-premium em esportes de aventura da Honda recebeu uma série de atualizações em seu propulsor V4-VTEC agora com maior torque a médios regimes de rotação e potência máxima disponível. Design mais aventureiro, refinamento em sua ergonomia, suspensão otimizada para longa travessias, novas rodas e freios. Agora equipada com o Honda Selectable Torque Control (HSTC), ABS, iluminação full LED, cinco de aquecimento das manoplas, piscas com auto-cancelamento e assento com regulagem de altura.

intermot-kawasaki-ninja-h2rKawasaki Ninja H2
A Kawasaki Heavy Industries apresenta a sua nova Ninja H2 inspirada no modelo Mach IV H2 de 1972, utilizando a experiência dos especialistas da sua indústria aeroespacial de turbinas a gás utilizando esse componente em seu propulsor, especula-se uma potência da ordem de 300 cavalos. Pelas fotos, podemos ver um quadro em treliça, carenagens de fibra de carbono com o emprego de muitas asas e balança monobraço.

intermot-ktmKTM 1290 Super Adventure
A mais robusta das adventure-tourer da marca austríaca traz o controle MSC da Bosch, controle de tração e cruzeiro, suspensão semi-ativa e o mesmo motor da Super Duke 1290 R, porém com um virabrequim especial e novos cilindros e volante. Com tudo isso, a KTM intitula a novidade, como “a motocicleta mais segura do mundo”.

intermot-susukiSuzuki Bandit 1250S
A “bandida” volta à linha Suzuki 2015. Adotando um design familiar, embora com atualizações, como uma carenagem redesenhada que agora envolve o radiador. Ela ainda é equipada pelo motor de 1.255 cm3 refrigerado a água, adequado às novas normas de emissões de gases poluentes no meio ambiente. O chassis e suspensões remetem a Bandit dos últimos anos.

intermot-yamahaYamaha XJR1300 Racer
A XJR1300 está de volta com o motor de maior deslocamento quatro cilindros em linha refrigerado a ar do mercado. Fruto da inspiração dos mais talentosos customizadores do mundo. A Racer traz carenagem e para-lamas em carbono e tanque de combustível que deixa a mostra o big block. A posição de pilotagem mais desportiva colocando o piloto mais a frente. Uma rabeta mais curta com o tanque de combustível mais estreito contribui para a silhueta musculosa da nova Sport Heritage.

 

BMW lança 428i Cabrio Sport GP…

Com 4 cilindros e 245hp, leva 6,4s para ir de 0 a 100 km//h
Com 4 cilindros e 245hp, leva 6,4s para ir de 0 a 100 km//h

Com motor 2.0l quatro cilindros, e 245hp de potência e 350Nm de torque máximo, o sedan conversível 428i Cabrio Sport GP chega ao mercado nacional por R$ 239.950. Acoplado a transmissão automática de oito velocidades, acelera de 0 a 100 km/h em 6,4s, e tem velocidade máxima de 250 km/h.

O modelo conta com capota rígida na cor do veículo que pode ser operada em movimento, a velocidade máxima de 18 km/h. O tempo de manobra é de 20 segundos.

Mas, se a intenção é pisar fundo, veja ao lado…

…e a versão apimentada M4 Cabrio

Já o modelo seis cilindros de 431hp faz em apenas 4,4s
Já o modelo seis cilindros de 431hp faz em apenas 4,4s

Ainda sem preço definido, a versão apimentada do conversível Série 4 da BMW, o M4 Cabrio, chega ao mercado brasileiro no fim do ano.

Sob o capô o famoso motor TwinPower Turbo de seis cilindros em linha, 3.0l, que gera 431 hp de potência, com 550 Nm de torque, acoplado a transmissão de sete velocidades de dupla embreagem M Double Clutch.

Com isso, faz de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e claro, tem velocidade final limitada eletronicamente em 250km/h.
Pena que ainda falta segurança nas ruas…

A céu aberto por R$ 159.800

Maior e mais leve, acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos
Maior e mais leve, acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos

Com preço sugerido de R$ 159.800, a Audi começa a disponibilizar no mercado brasileiro o sedan compacto A3 Cabriolet, um conversível de quatro lugares que conta com motor 1.8 Turbo FSI (180 cv de potência) e câmbio S tronic de sete marchas, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atingir velocidade máxima de 242 km/h.

Segundo a Audi, o A3 Cabriolet cresceu em relação ao modelo anterior: o comprimento aumentou de 4,24 para 4,42 metros, a distância entre eixos, de 2,58 para 2,60 metros e a largura, de 1,77 para 1,79 metro. Apenas a altura (1,41 metro) diminuiu, em 15 milímetros. Além disso, o espaço para bagagem aumentou para 287 litros.

Assim como em outros modelos Cabriolet da Audi, o A3 tem teto de tecido, com janela traseira de vidro e três opções de cores externas: preto, cinza ou marrom. O sistema cinemático é de aço e magnésio, e com um toque no botão abre ou fecha eletro-hidraulicamente em apenas 18 segundos, podendo ser acionada a até 50 km/h.

Um sistema ativo de proteção protege os ocupantes do carro em caso de capotagem. Ele consiste de duas placas acionadas por molas, recolhidas dentro da carroceria.

O peso do carro é de apenas 1.430 quilos – cerca de 50 kg menos do que o da versão anterior.